terça-feira, 26 de junho de 2012

Wilco: Summerteeth (1999)







Summerteeth é um disco bem gostoso de ouvir: Abre com "Can't stand it", que lembra Beck no disco Odelay (e que por sua vez funde sons dos anos 60 e 70). Daí pra frente, dá-lhe influências de power pop sessentista: "She's a Jar",que mescla 60's com Neil Young;"Nothing'severgonnastandinmyway (again)" e "Candyfloss", com ares de Beach Boys"Pieholden Suite"que lembra Beatles, "My Darling", que lembra ambas bandas;sem esquecer da pérola "How to Fight Loneliness" , boa pra ouvir na estrada, descendo pra praia com a namorada, que lembra alguma coisa de 1967/1968 que eu não consigo identificar; e por fim a faixa título lembra uma mistura de anos 60 com guitarrinha de Dire Straits!



Os destaques são as 3 faixas power pop setentistas: "I´m Always in Love" a "1979" do álbum a ótima "ELT" e a marcante "A Shot in The Arm" que aparece em duas versões , ambas com a letra intrigante que compara uma viagem de drogas com o fim do relacionamento. Há teorias muito bacanas sobre esta letra no site SongMeanings, vale olhar. 


O que mais vale falar? "We're Just Friends" e "When You Wake Up Feeling Old" são soft rock setentista (que a banda buscaria nos álbuns seguintes), "In a Future Age" mescla soft rock setentista com rock alternativo dos anos 90, e "Via Chicago" é uma balada de rock alternativo noventista com uma surpresa sonicyouthiana no final. 


Disco anterior: "Being There" 
Próximo disco: "Yankee Hotel Foxtrot" 
Voltar para 100 dias com Wilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário